Destaques

Luz de vida

Luz de vida Autor: Adair Scheibel Inédita  Vídeo O vento levou meus carinhos através das flores Aos olhos carentes daqueles que vivem na dor Poesias e cantos que faço nas folgas da vida São coisas tão lindas que nascem com muito amor Não deixe que a luz se apague por falta de um canto Não deixe que a luz se apague por falta de flor Não deixe que a luz se apague por falta de um beijo Nem deixe que a luz se apague por falta de amor. O sol radiante que explode na manhã das cores Me traz um talento tão lindo que a vida criou Eu amo as pedras, as matas, os bichos, as flores Vivemos unidos felizes num canto de amor. Não deixe...

Violão Popular 1

Violão Popular 1

O violão é praticamente o instrumentos mais popular e bonito  que existe. É barato, fácil de transportar e ainda faz o maior sucesso em uma roda de amigos!
Posso dizer que a sua escolha foi ótima ao decidir aprender violão. Disponibilizamos aqui  o melhor conteúdo nesse artigo para você já começar a fazer seus primeiros acordes e tocar sua primeira música de um jeito simples e descomplicados. Esta a sua primeira aula de violão, os primeiros passos para iniciantes são:

epayment-07-1

1- Conhecer o instrumento;
Não é necessário decorar todas as partes, mas aprender pelo menos as partes principais é importante para poder acompanhar uma aula de violão. A nomenclatura básica das principais partes (mão, tarraxas, braço, casas, trastes, corpo, boca e cavalete):

Há dois tipos básicos de violão: de nylon e de aço

Você pode apoiar o violão na perna direita ou na perna esquerda. Posicionar na perna esquerda é mais indicado para quem quer tocar música clássica, mas a maioria dos violonistas, principalmente quem toca música popular, segura o violão na perna direita. Veja em qual posição você se adapta melhor.
images-11

Deixe seu corpo reto para permitir uma boa respiração e movimentação livre dos braços, e assim evitar futuros possíveis problemas de coluna.
A numeração dos dedos utilizada para a mão esquerda é a seguinte:



Veja que os dedos são numerados de 1 a 4. A numeração é muito útil para indicar a formação de acordes, mostrando a posição de cada dedo na corda. 
Tudo ficará mais claro quando estivermos formando os acordes com a mão esquerda.
A mão esquerda é a responsável pelos acordes e as notas. Um acorde é a união de várias notas tocadas ao mesmo tempo.
Os números  representam os dedos da mão esquerda com a numeração de 1, 2, 3 e 4.  Deve-se pressionar as cordas com os respectivos dedos. 
É normal que você sinta um pouco de dificuldade para formar seu primeiro acorde. A  medida  que irá desenvolvendo tudo se tornará mais fácil. Os dedos vão formando uma película resistente e acaba o sofrimento. É só não desanimar!
Sobre a numeração das cordas, o correto é contar de baixo para cima, partindo da corda mais fina. Fica assim as notas:
  • 1ª corda: mi (E) (agudo)
  • 2ª corda: si (B)
  • 3ª corda: sol (G)
  • 4ª corda: ré (D)
  • 5ª corda: lá (A)
  • 6ª corda: mi (E) (grave)
epayment-03

Para afinar o violão há diversos apps grátis no store, dentre os quais eu recomendo o  "Soundcorset", além de afinador ele possui outras funções, e está em português. Basta seguir as instruções e aproveitar bem.
images-11

Para aprender a tocar, é preciso memorizar alguns acordes básicos na mão esquerda e pelo menos um ritmo (ou batida) na mão direita, para conseguir tocar uma música completa. Nesse processo, o mais recomendado é aprender o básico na mão esquerda primeiro e depois encaixar com a mão direita, de forma coordenada.
Com este conhecimento prévio já teremos condições de conhecer os acordes mais comuns usados no violão. Com esses acordes,  já poderemos tocar milhares de músicas, então é importante tentar montar cada um deles e memorizar sua formação, para ter agilidade na hora de trocar de um acorde para outro. Já aprendemos o acode de Do maior, vamos agora aprender outros acordes mais importantes.

Ré maior
Screenshot-20200229-184200


Lá maior com setima 
Screenshot-20200229-184119
Sol maior

Screenshot-20200302-091801

A cifra é a linguagem universal da música. As notas Do, Ré, Mi, etc. são originárias do latim, e não se adapta a todas as línguas. Por isso foi criada a linguagem de cifras extraída do alfabeto anglo-saxônico.
C –> dó
D –> ré
E –> mi
F –> fá
G –> sol
A –> lá
B –> si
Essa é a notação para os acordes maiores. Os acordes menores recebem um “m” ao lado da letra. Por exemplo: Em (mi menor). 
dietacerta-10
Comece trocando um acorde depois do outro, o mais rápido que puder, para que possa ter esta agilidade na hora de tocar uma música.
A mão direita é a responsável pelos ritmos (batidas) da música. Enquanto a mão esquerda executa os acordes, a mão direita faz o ritmo, formando dessa forma a harmonia da música.


Para tocar violão, você pode usar uma palheta, bater com os dedos, ou dedilhando.
Para tocar uma música, você precisa sincronizar a mão esquerda junto com a mão direita, trocando de acordes à medida em que faz o ritmo com a mão direita. 
Tocar violão é uma arte que exige dedicação. É um erro pensar que seja preciso horas de estudo diárias para evoluir. Com apenas 10 ou 15 minutos por dia, é possível progredir bastante e em poucas semanas você já se sentirá um músico.
Screenshot-20200309-224717

É  melhor tocar 15 minutos por dia durante 7 dias, do que tocar 6 horas em um único dia na semana.
Tente separar um horário fixo por dia para praticar e saiba o que treinar antes de pegar o violão, para evitar a perda de tempo. O ideal nesse caso é ter um cronograma de estudos, sabendo exatamente o que estudar e o passo-a-passo a se seguir, com metas, para evoluir dia após dia. Sem isso, você pode ficar meio perdido(a) e até desanimar.
Veja o vídeo

Método completo de Harmonia Funcional Pop

Ir para:
Aula 02



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luz de vida

RITMO E ORIGEM DA VIDA

Curso de Violão Popular Vídeo 01